Dúvidas com relação a pisos laminados são muito frequentes, mesmo entre os profissionais ligados à área da construção civil. A primeira dúvida a ser esclarecida é a respeito dos pisos de madeira existentes no mercado. Existem os pisos laminados e os de madeira natural.
Pisos laminados
O piso laminado de alta pressão é fabricado a partir da impregnação do papel em resinas fenólicas e melamínicas, prensadas em alta pressão e temperatura, obtendo-se um corpo único, como a fórmica. Este tipo de piso é colado diretamente na base/ piso com adesivo de contato.
Já o piso laminado flutuante, de alta resistência, tem as mesmas propriedades e características dos pisos laminados de alta pressão, porém são aplicados sobre a base como um tapete, por isso é chamado flutuante. As réguas ou placas são coladas umas nas outras, mas não no chão. Flavia Vibiano, gerente de marketing da Eucatex, listou os prós e contras desse tipo de piso.
Prós
São confeccionados com tecnologia e características de resistência a impacto, riscos, manchas, brasa de cigarros, entre outros. Possuem design variado. Não há necessidade de outras colas ou adesivos, eles só precisam ser encaixados e podem ser instalados em quase qualquer tipo de sub-pavimento. Têm preço acessível e requerem menos mão-de-obra, pois não envolvem quebra-quebra e remoção de entulho.
O tempo de instalação é bem menor - até 40 metros quadrados num único dia, permitindo que o ambiente seja utilizado até 24 horas depois da conclusão dos trabalhos ou imediatamente após a instalação. Além disso, são hipoalergênicos. São mais resistentes a arranhões, umidade, sol, e mais fáceis de limpar e manter do que madeira natural.
Contras
A instalação não é permitida em áreas úmidas ou aquelas que tenham qualquer contato com áreas desse tipo, por exemplo, cozinhas e banheiros. Também não se pode instalar os pisos sobre áreas com condições inadequadas, ou seja, isento de areia, irregularidades acima de 3 mm, poeira, sujeira e umidade. Não podem ser polidos.
Fonte: Site IG