O policarbonato é um termoplástico, ou seja, um plástico que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado, permitindo que se façam curvas ou outros formatos, sem nenhuma emenda.
É um material de alta transparência e resistência a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.
O Policarbonato é encontrado em chapas e telhas. São três os tipos de chapas encontradas no mercado: as compactas, as alveolares e as refletivas (chapas compactas com tratamento anti-abrasivo e melhor eficiência térmica).
A escolha do produto deve levar em conta fatores como a luminosidade, o raio da curvatura desejada e o conforto térmico, além do efeito estético e o preço.
É indicado para coberturas e fechamentos que exigem iluminação natural, pois seu nível de transparência chega a 90%. Por sua alta resistência a impactos (em média 200 vezes superior à do vidro e trinta vezes maior que a do acrílico), é recomendado para cobrir áreas externas como gazebos, jardins de inverno, garagens, estufas e piscinas.
As chapas e telhas são disponíveis nas cores cristal, bronze e branco leitoso, alguns tipos também são oferecidos em verde, azul e cinza.
É bom lembrar que as cores escuras, como o bronze, absorvem mais calor e têm menor índice de luminosidade.Durante a instalação, deve-se deixar um espaço para dilatação, pois o policarbonato tem alto coeficiente de expansão térmica.
Outra característica é a sensibilidade do material à abrasão. Menos rígido do que o vidro, ele risca facilmente. Assim, para áreas que exigem limpeza constante, recomenda-se a colocação de uma película anti-abrasiva. Alguns produtos já vêm com esta película.
Para limpar, basta água e sabão neutro;
A instalação em geral é feita por empresas credenciadas pelos distribuidores.
Elas podem responsabilizar-se pela compra do material, montagem das estruturas e colocação.
As chapas devem ser fixadas sobre estruturas de aço ou alumínio.
Precauções:
Apesar do Policarbonato ser muito mais leve que o vidro as estruturas devem ser dimensionadas para o efeito do vento, que é muito maior que o peso próprio das estruturas com policarbonato ou com vidro.
• Não usar elementos de limpeza abrasivos ou altamente alcalinos, como por exemplo: saponáceos ou limpadores a base de amoníaco.
• Não usar Butilo Celusolo nem Isopropanol na superfície protetora do Policarbonato.
• Não lavar as chapas de Policarbonato sob sol forte ou temperatura elevada.
• Não aplicar esforços físicos nas estruturas e chapas sem orientação prévia.
OBSERVAÇÃO: O mais recomendável é sempre procurar empresas especializadas para que não haja danos no material.