Espelhos estão por toda parte, mas nem parece.
Simulador por natureza, a grande arte deste elemento decorativo é passar quase despercebido nos ambientes. Mesmo assim, são hipnóticos, seja na forma de um moderníssimo painel cobrindo toda a parede ou um aristocrático espelho veneziano.
Quando descobertos, ninguém tira os olhos. E do que refletem. Posicionados com técnica, ampliam espaços, camuflam defeitos construtivos, duplicam a iluminação, criam efeitos. Segredos dominados pelo designer de interiores Antonio Ferreira Jr. Para ele, os espelhos são versáteis e atemporais.
“São bem vindos em todas as situações e combinam com qualquer estilo e material. Em alguns ambientes, conseguem fazer mágica, como criar a ilusão de espaço amplo em um apartamento muito pequeno. Como tudo em decoração, exigem bom senso na harmonização e cuidado com a proporção e posicionamento.”
Mestre no uso de espelhos em todo tipo de projetos, ele mostra quais suas melhores aplicações.
Uso contemporâneo;
Nada mais atual do que o clima retrô dos móveis espelhados. Aparador, cômoda e mesa de centro têm o formato ideal para ser revestidos. Basta um deles, e só, na sala para glamourizar o espaço e lembrar Hollywood dos anos 30. Mas não se esqueça: o charme está em tornar o móvel “invisível”.
Um aparador espelhado colocado atrás do sofá cumpre sua função sem pesar no conjunto. Cuidado: o que estiver próximo vai ser refletido e ressaltado; observe se está adequado. Ilusão visualPara ampliar espaços pequenos, o arquiteto de interiores gosta de cobrir uma parede inteira. O segredo está em posicionar o espelho de maneira estratégica, de modo que fique meio camuflado, como se tivesse sido aberta uma parede.
De preferência, em uma parede lateral e não frontal à entrada.Cuidado: para dar certo, deve-se evitar o reflexo do que está próximo, como uma sala de jantar. O efeito se perde. Procure posicioná-lo de modo a refletir um ambiente mais distante ou, melhor, uma bela imagem de fora, como o jardim, uma piscina ou uma árvore aparecendo na janela do apartamento. Valorização da imagemNo banheiro, ao contrário, Ferreira Jr. recomenda usar em toda a extensão da bancada e até o teto.
Além de ser um local em que as pessoas precisam se ver bem, o recurso aumenta e enobrece o espaço, cada vez mais reduzido nos apartamentos modernos. Cuidado: espelhos no quarto, embora sejam essenciais, podem lembrar motel. Para preservar a intimidade, posicione-o apoiado no chão e levemente inclinado.
Quebra de simetria;
Há um efeito inesperado, de surpresa, quando se colocam espelhos entre quadros.
A composição ganha movimento. Cuidado: um espelho veneziano, por exemplo, tem alto impacto e pode conflitar com quadros pesados. Efeito barragemEspelhos, lembra o profissional, equilibram energias dentro de um ambiente, segundo as orientações do feng shui, e rebatem as cargas negativas. Em seus projetos, ele adotou a prática de colocar um espelho no hall de entrada, bem em frente à porta do elevador.
Quem entra, vê sua imagem refletida e já dissipa qualquer disposição negativa.Toque de gentilezaInstalar espelhos inteiros no lavabo, além ajudar a reduzir a sensação de enclausuramento que alguns provocam, pode ser uma manifestação de cuidado com as visitas, especialmente mulheres. Todo mundo agradece quando tem a oportunidade de verificar se continua tudo bem com a aparência.
Luz em dobro;
A vantagem que um espelho proporciona de ampliar a luminosidade pode ser benéfica ou maléfica para o ambiente. Se estiver em uma posição inadequada, haverá muito brilho e uma sensação de excesso visual. Contraponto com madeiraAmbientes com muita madeira, que tendem a ficar pesados, ganham um toque de leveza com objetos e móveis espelhados. Em uma estante escura, coloque um espelho no fundo ou uma caixa espelhada na prateleira para criar a ilusão de abrir um espaço como se fosse uma janela. No geral, madeira escura combina com espelho, o choque do claro e escuro fica elegante.
A força da moldura;
Não há regras sobre o acabamento dos espelhos, confirmando sua versatilidade, a não ser o equilíbrio com o que está em torno. Molduras antigas ou moderníssimas, estilo anos 60, colonial ou renascentista, elas só precisam se adequar aos seus vizinhos. A não ser que se dispense a moldura. Se você não reparou, nos ambientes mais antenados, os espelhos parecem flutuar na parede. Segredo: ele está em colado em uma placa de madeira MDF com as bordas recuadas. Se os cantos do espelho forem arredondados, aí o efeito será totalmente anos 70.
Fonte de pesquisa: Site IG.